Warning: Creating default object from empty value in /home/mastologiamg/www/sbmmg/wp-content/plugins/download-monitor/classes/download_taxonomies.class.php on line 138
Ata 009/2011 | Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Minas Gerais

Ata 009/2011

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Realizada mais uma reunião da Diretoria no dia 09 de agosto de 2011, na Associação Médica de Minas Gerais. O tema da reunião foi o 5º Encontro Mineiro de Mastologia (Congresso de Câncer de Mama), marcado para Ouro Preto, nos dias 15, 16 e 17 de março de 2012.  Foram levantados nomes de convidados do evento e temas de palestras e conferências. Foram definidas também questões de contatos com patrocinadores. Leia mais:

Ata de Reunião da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Minas Gerais nº 009/2011

Reunião de Diretoria da Sociedade de Mastologia – Minas Gerais (SBM-MG), realizada em 09 de agosto de 2011, na sala 1 da Associação Médica de Minas Gerais, às 19:30, para discussão sobre o 5º Encontro Mineiro de Mastologia (Congresso de Câncer de Mama) a ser realizado em Ouro Preto, nos dias 15, 16 e 17 de março de 2012. Estiveram presentes os Mastologistas João Henrique Penna Reis, Maria Nilce Rodrigues Pereira, Vander José Ramalho Lima, Annamaria Massahud Rodrigues dos Santos e os Oncologistas Amândio Soares Fernandes Junior e Enaldo Melo de Lima. Ficou definido que o Congresso ocorrerá em apenas 01 sala de apresentação. Foram elencados novos nomes de possíveis palestrantes internacionais, além a Dra Monica Morrow, de Nova Iorque, e o Dr. Viale, de Milão, como Dennis Slamon MD PhD, pesquisador sobre HER2/ Herceptin®; e a oncologista Lisa A. Carey, da Carolina do Norte (EUA). Foi confirmada a possibilidade de pagamento como forma de incentivo à vinda dos palestrantes internacionais tendo-se como base a quantia de 5 mil dólares que tem sido oferecida aos palestrantes internacionais que vão a congressos em São Paulo . Os temas de palestras sugeridos na reunião  foram os seguintes: (1) Controvérsias em linfonodo sentinela: anatomia patológica / dificuldades da avaliação, nomogramas, quando indicar abordagem (linfadenectomia) axilar, quando indicar tratamento sistêmico no acometimento mínimo da axila; (2) Triplo negativo: epidemiologia e diagnóstico molecular, terapia sistêmica (inibidores da PARP); (3) HER2: Patologia (da amostra ao resultado) (palestra da Roche®), neoadjuvância, adjuvância em estadio pN0, alvo além da progressão; (4) Neoadjuvância: abordagem axilar, abordagem da mama (conservadora x radical), tratamento sistêmico em HER2 positivo; (5) Oncoplastia mamária; (6) Imaginologia mamária; (7) Radioterapia: parcial, hipofracionamento, efeitos a longo prazo; (8) Hormonioterapia: neoadjuvante, “switch”, além de 5 anos.  Além desses temas, foram sugeridas uma conferência sobre “Tratamento cirúrgico da mama em vigência de doença metastática” e discussão de casos clínicos. O contato com os possíveis patrocinadores será realizado a partir dos próximos dias e Dr Enaldo se prontificou a auxiliar. Foi sugerida a distribuição do patrocínio em “cotas” de 20, 35 e 50 mil reais, sendo a última atrelada a possibilidade de apresentação de conferência pelo laboratório.  Esta ata será encaminhada aos membros da diretoria da SBM-MG e à Via Comunicação através de e-mail e será publicada, em linguagem jornalística, no site www.mastologiamg.org.br. Nada havendo mais a tratar a reunião encerrou-se às 21 horas.

Página 1 de 11
Share |
Sistemas de Informação e Comunicação Digital - Plusinfo